Cidades

São Gonçalo vacina idosos a partir de 75 anos nesta quinta

Imagem ilustrativa da imagem São Gonçalo vacina idosos a partir de 75 anos nesta quinta
|  Foto: Foto: Prefeitura de São Gonçalo
Idosos acamados com mais de 80 anos que são atendidos pela Estratégia Saúde da Família. Foto: Prefeitura de São Gonçalo

A Secretaria de Saúde de São Gonçalo começa a vacinar a partir desta quinta-feira (19), os idosos a partir de 75 anos. De acordo com a pasta, a vacinação de idosos a partir de 76 anos continua nesta quarta-feira (17), com a primeira dose da vacina contra o coronavírus.

Além dos idosos, podem continuar se vacinando com a primeira dose da vacina os profissionais da saúde com mais de 60 anos que trabalham em hospitais da cidade ou que moram em São Gonçalo e atuam em hospitais de outros municípios.

Desde o início da campanha a cidade vacinou com a primeira dose 54.495 pessoas, sendo 22.400 trabalhadores da saúde, 28.633 idosos com mais de 76 anos, 1.627 funcionários e pessoas em Instituições de Longa Permanência (Ilpis), 105 pessoas de residências terapêuticas e 1.730 acamados.

Até as 16h desta terça-feira (16), 18.480 pessoas tinham sido imunizadas com a segunda dose, sendo cinco trabalhadores da saúde e 755 idosos. A cidade de São Gonçalo recebeu nesta terça-feira mais 10 mil vacinas para a segunda dose da Coronavac.

A secretaria também imuniza com a segunda dose da CoronaVac idosos e funcionários da saúde que têm mais de 21 dias de vacinados. Para a segunda dose, todos devem estar munidos com o comprovante da primeira dose da vacina CoronaVac aplicada pela Secretaria de Saúde de São Gonçalo. Aqueles que não levarem o comprovante ou apresentarem comprovante de outra cidade não serão imunizados.

Os que foram vacinados com o imunizante Oxford/Astrazeneca devem aguardar o intervalo da vacina, que é de 12 semanas, e ainda não está disponível.

Idosos acamados com mais de 80 anos que são atendidos pela Estratégia Saúde da Família (ESF) estão sendo vacinados em casa. Parentes e responsáveis de acamados ou com mobilidade reduzida, com mais de 79 anos, que não são atendidos pelo programa, podem procurar unidades de saúde mais próximas de suas residências para cadastrar o idoso para receber a vacina em casa. As vacinas já estão reservadas para os acamados, que serão vacinados dependendo da disponibilidade das equipes.

< Flordelis tem pedido negado e se aproxima de perder o mandato Brasil registra mais de 2,3 mil mortes por Covid-19 em 24 horas <